Notícias

14
mar


O que é celulite?

O que é celulite?

Vamos começar do começo: este nome é usado comumente para designar um processo inflamatório/infeccioso, do tecido celular subcutâneo, como, por exemplo, uma Erisipela.
Não é, portanto o termo correto para definir aquelas gordurinhas e buraquinhos indesejáveis que tanto incomodam a grande maioria das mulheres. O nome correto é:
Lipodistrofia Ginóide.Pensando bem, vamos ao popular, e deixar como está, porque pior do que olhar para as irregularidades provocadas pela celulite seria ainda ter de chamá-la de Lipodistrofia Ginóide.

E o que é na realidade este quadro?

Trata-se de um acúmulo de gordura, associado com retenção de água e o conseqüente aumento de pressão nos adipócitos (este até que é bonitinho!), que são as células de gordura, e entre elas, levando a uma compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos, o que apenas serve para agravar ainda mais a situação.Ou seja, quanto menos cuidado tivermos com ela, mais ela aumenta, como um ciclo vicioso.

A celulite é um quadro de origem genética, relacionado aos hormônios femininos, que piora com stress(novidade! Tudo piora!), roupas apertadas, gravidez, uso de anticoncepcionais.A mulher não precisa ser gorda para ter celulite e não, necessariamente, quando se engorda, ela aparece.

Temos 4 graus de celulite, que vão desde aquele que não é visível a não ser que se aperte a região, até à formação de nódulos e depressões.

E o que fazer para combater esse mal?

Em primeiro lugar é importante entender que por se tratar de uma tendência genética, vamos conviver com ela eternamente e, portanto, teremos de estar sempre um passo à frente. E para conseguir isto, prepare-se! Trate de reeducar o seu habito alimentar, pois você não pode engordar; terá de fazer exercícios diariamente ou o mais freqüente possível, de preferência aeróbicos e anaeróbicos; e para finalizar, o que depende somente de você, ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.Fácil, não?Mas não se anime não, pois existem vários métodos de tratamento para você realizar e o melhor resultado vem de uma associação do maior número possível deles.

Tratamentos indicados para Celulite:

– Drenagem linfática (manual ou com aparelhos, tipo Endermologia);
– Estimulação elétrica;
– Ultra-som;
– Infiltração de substâncias(mesoterapia);
– Cremes e outros.

Mas entendam que não existe milagre, estes tratamentos só terão resultado, se você fizer a sua parte. Portanto, mãos à obra que sempre é tempo!

Postado por Dr. Cesar Cuono

em Dicas, Prevenção

LEIA TAMBÉM...

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

FACEBOOK