Notícias

11
maio


O envelhecimento da pele e os cuidados necessários

O envelhecimento da pele e os cuidados necessários

O envelhecimento é inerente a todos nós e atinge a todos os órgãos. É evidente que fatores genéticos estão envolvidos e essa é a primeira razão pela qual notamos diferenças individuais no envelhecimento.

Todas as reações químicas que ocorrem no nosso organismo, decorrentes de nossas funções vitais, como respiração e alimentação, por exemplo, deixam radicais livres circulantes que podem ter boas e más ações. Das más ações decorre o envelhecimento, o desgaste. Quando fumamos, bebemos, e outros maus hábitos, pioramos este quadro.

Alem do envelhecimento normal, ainda contamos com o mais poderoso agressor para a nossa pele, que é o sol, mais propriamente dita a luz ultravioleta. A constante exposição à luz do sol ou câmaras de bronzeamento artificial, nos leva a uma série de alterações, como espessamento da pele, manchas claras e escuras e dilatação de pequenos vasos sangüíneos na pele, conhecidas como fotoenvelhecimento. O que devemos evitar é o bronzeamento da pele, que mostra que fomos agredidos e estamos tentando nos defender.

A partir da avaliação de cada pele, podemos programar uma série de procedimentos, para restaurá-las. Como dissemos a principio, é importante que se tenha uma vida o mais saudável possível, incluindo uma alimentação balanceada, prática de atividades físicas, muita ingestão de água diariamente, além de evitar o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas.

Para evitar a osteoporose, é importante tomar sol diariamente, principalmente as mulheres, mas sem deixar a pele ficar vermelha ou bronzeada. Não adianta usar filtro solar e ficar com a pele morena, pois não existe bronzeamento seguro. A função do filtro solar é impedir o bronzeamento.

Quanto aos tratamentos Dermatológicos, hoje dispomos de um arsenal muito grande no combate às marcas do tempo. Para cada tipo de alteração, podemos lançar mão de tratamentos específicos, que podem ser combinados entre si.

Quando se trata das alterações da textura da pele, manchas e vasinhos, podemos usar os vários tipos de peelings, cremes e laser. Para rugas, usamos também os peelings, laser, associados ou não com BOTOX e preenchimentos.

Estaremos sempre usando produtos, para cada tipo de pele, em casa, para complementarmos o tratamento. Cada procedimento citado neste texto merece uma explanação detalhada de seu uso e benefícios e será posteriormente abordado.

Postado por Dr. Cesar Cuono

em Dicas, Peeling, Toxina Botulínica

LEIA TAMBÉM...

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

FACEBOOK