Notícias

15
jun


A importância da vitamina D na nossa saúde

A importância da vitamina D na nossa saúde

O uso do protetor solar é fundamental para garantir a saúde da pele e evitar problemas como manchas e até mesmo o câncer de pele. Entretanto, a exposição solar diária sem proteção, nos horários corretos e durante o tempo adequado, é muito importante para a sintetização da vitamina D.

A vitamina D é também um hormônio, e sua deficiência no organismo pode acarretar no surgimento de alguns problemas de saúde como asma, artrite reumatoide, osteoporose, fraqueza muscular, desequilíbrios imunológicos, por exemplo. Durante a gravidez, a falta de vitamina D pode aumentar o risco de pré-eclâmpsia e até aumentar as chances da criança ser autista.

A vitamina D atua em diversas áreas do nosso corpo, algumas delas são no fortalecimento dos ossos e dentes, bom funcionamento da mente, controle da pressão arterial, além de prevenir o câncer e ser usada para impedir que algumas doenças avancem.

Embora alguns alimentos contenham vitamina D, como o salmão, o atum e os ovos, as doses são muito baixas para garantir o consumo diário necessário para o bom funcionamento do organismo.

O recomendado é que as pessoas se exponham ao sol diariamente por cerca de 15 a 20 minutos, sem proteção solar, expondo áreas como braços e pernas. Porém essa exposição deve ocorrer antes das 10 horas da amanhã ou após as 17 horas, que é o quando os raios estão menos nocivos.

Quando a deficiência de vitamina D é diagnosticada por um médico, através de exames de sangue, ela pode ser consumida como suplementos, mas como o excesso de vitamina D pode fazer mal para a saúde, a suplementação só deve ser realizada com orientação médica.

Postado por Dr. Cesar Cuono

em Dicas, Prevenção

LEIA TAMBÉM...

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

FACEBOOK