Notícias

13
jul


Entenda as diferenças entre protetores, bloqueadores e bronzeadores

Entenda as diferenças entre protetores, bloqueadores e bronzeadores

Uma dúvida recorrente entre as pessoas é sobre qual produto escolher na hora de se proteger do sol ou acelerar o bronzeamento, e qual a diferença entre eles. Para saber qual o produto ideal para você, confira abaixo algumas explicações:

1. Protetor solar é toda substância usada para impedir ou diminuir a ação dos raios UVA e UVB que atingem a pele.

2. Bloqueador solar é um protetor que contém uma substância capaz de refletir a luz, impedindo que os raios UVA e UVB penetrem na pele. Uma substância muito usada em formulações com essa intenção é o Oxido de Zinco, que é uma substância branca e opaca. Daí compreende-se a dificuldade que encontramos em utilizar certos produtos com essa finalidade, pela aparência estética final da formulação.

3. Bronzeador solar consiste em uma ou mais substâncias associadas que estimulam a pigmentação cutânea. Podem agir na presença ou ausência do sol (caso dos autobronzeadores). São substâncias que podem ser muito perigosas para a saúde.

4. Em se tratando de protetores, bloqueadores e autobronzeadores, qualquer pessoa pode utilizá-los, porém em relação aos bronzeadores, não recomendamos seu uso a ninguém. A pele não deve ficar bronzeada, pois quando isto acontece, significa que ela foi agredida pela luz e está se defendendo através do aumento da produção de melanina para aumentar o nosso filtro natural. Isto leva ao envelhecimento precoce da pele e aumenta a possibilidade de câncer de pele, em todas as suas variedades, incluindo o melanoma.

5. Como temos uma diminuição importante da camada de Ozônio, os raios solares estão mais intensos e penetrando mais em nossa atmosfera, com consequente maior agressão à nossa pele.

6. O que se deve levar em consideração em relação à proteção solar, é o fototipo da pessoa, ou seja, a cor da pele, e não a idade. Quanto menor o fototipo, ou seja, quanto mais branca for a pessoa, maior deve ser o FPS.

Postado por Dr. Cesar Cuono

em Prevenção

LEIA TAMBÉM...

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

FACEBOOK