Notícias

14
mar


Acne: ninguém merece!

Acne: ninguém merece!

Pois é, apesar de eu concordar plenamente, ninguém, realmente escapa dela. A Acne é uma resposta das glândulas sebáceas a uma fração do hormônio masculino. É por isso que ela aparece na adolescência, devido ao aumento dos níveis hormonais e permanece até que as glândulas estejam habituadas com essas novas dosagens.Como tudo em nosso organismo, ela tem herança genética, e o quadro pode ser mais ou menos severo, dependendo da maior ou menor sensibilidade das glândulas à ação dos hormônios.

Quanto mais grave o quadro (temos 4 graus de Acne), mais tempo ela levará para desaparecer (se desaparecer!).Quanto mais intensa, maiores as chances de marcas e cicatrizes, residuais. É comum ouvirmos: “eu não tenho mais idade para ter Acne”, ou “isso é coisa da idade”.

Realmente é um quadro que na maioria das vezes começa e acaba na adolescência, mas nem sempre, e não é por isso que não vamos tratá-la. É muito importante tratar a Acne, o mais cedo possível, para evitarmos a formação de cicatrizes e / ou manchas,e melhorarmos a autoestima já tão abalada nessa fase da vida.

Mas se você acha que só porque passou do 18 anos está livre dela, ledo engano. Algumas mulheres desenvolvem esse quadro após a idade adulta e por essa razão é conhecida como “Acne da mulher adulta”, fato este que se dá por uma alteração na sensibilidade glandular ao hormônio masculino e não por um aumento do mesmo. Algumas vezes este fato pode ocorrer por suspensão de Anticoncepcionais ou por mudança de tipo de Anticoncepcional. É influenciada por alimentos, sistema nervoso, período menstrual, época do ano.

O tratamento depende de uma avaliação completa, incluindo exames laboratoriais e vai depender de cada caso, não havendo uma fórmula mágica que sirva igualmente a todos.Contamos desde tratamentos tópicos, até o uso da Isotretinoina (Roacutan®) por via oral, que é o único tratamento que pode realmente proporcionar de 70 a 90% de cura.

Portanto, “fala sério”, não deixe que uma coisa que pode ser tratada acabe com o seu astral.

Postado por Dr. Cesar Cuono

em Acne, Acne, Dicas, Doenças, Prevenção

LEIA TAMBÉM...

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

FACEBOOK